Sweet Depression

É doce, é uma pressão constante... O blog de uma artista cronicamente deprimida... ou simplesmente deprimente. The blog of a depressive and depressing artist.

6/30/2004

I smell something fishy...

O tempo: noite muito quente
Lu está: comme d'habitude...

Então o Cherne vai-se embora...
Não sei se devo ficar contente ou preocupada. Por um lado, é menos um palhaço a invadir-nos a pantalha todos os dias. Não estou a querer falar mal do Governo ou da coligação. Eu simplesmente acho que o nosso PM é um moron.
Por esse mesmo motivo, um homem desses a chefiar a Comissão Europeia não me cheira nada bem. Eu nunca apreciei o cheiro do peixe, anyway.
Depois, colocam-se as hipóteses de nomear um novo Primeiro, o Santana Flops - com mil borgas, entre um e outro venha o Mafarrico e escolha - ou de dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas. Qual das duas a melhor (ou pior)? De uma forma ou de outra, força-se o país a entrar numa crise política da qual já estava a sair... ou não. "Crise de partidos", crise dos partidos... isto faz-me lembrar um trabalho académico feito há muitos miaus atrás... Ciência e Teoria Política. How interesting...
Aaaanyway, um novo Primeiro nomeado pelo próprio Cherne significa quebrar com o voto de confiança dado pelos portugueses nas últimas legislativas. A própria saída do Cherne já quebra o contrato estabelecido com a maioria absoluta dos eleitores, visto que o "combinado" era ficar 4 anos no poder. Além do mais, está-se a melindrar a autoridade do nosso Presi. Afinal, é ele o Chefe de Estado; ele é que deveria tomar as decisões em situações como esta.
Por outro lado, se houver mesmo eleições antecipadas, acho que a coligação vai ter uma desagradável surpresa... ou não. É certo que a rígida política económica imposta pelo Governo que tomou posse há dois anos começa timidamente a mostrar os seus frutos, mas um país não é apenas feito das suas políticas económicas, thank God. Acho no cômputo geral, muitos portugueses levaram um murro na barriga quando perceberam o que é que os rapazes planeavam fazer. Serão as possíveis eleições antecipadas a hora de retribuir esse murro na barriga? As eleições para o Parlamento Europeu já foram uma grande surpresa para a Coligação Azul-Laranja...
Either way, a mudança imposta pela saída do Cherne vai trazer mais uma sensação de carrossel no ambiente político nacional. Fartos de mudanças radicais estamos todos nós, acho eu. Pace, per favore! Seja o que for, mude-se para melhor e sem demoras.

O que é engraçado ver nisto tudo é o diz-que-disse que corre pelos media. Primeiro, anunciam o Cherne como o novo presidente da CE, mas ele diz que não é sequer um candidato; o Presi diz que o povo fala como se esquecesse que ele é que é o "Prlesidente"... da República, portanto, ele é que manda e dias depois aí está a notícia (que já não era notícia) de que o PM ia mesmo embora...

República das Bananas? Quem falou disso, Rizzo? ;)