Sweet Depression

É doce, é uma pressão constante... O blog de uma artista cronicamente deprimida... ou simplesmente deprimente. The blog of a depressive and depressing artist.

6/28/2004

Eu(ro)foria

O tempo: hot, hot!
Lu está: serena, apesar de tudo. MESMO TUDO



Ora aí está todo o País levado ao rubro com os bons resultados da selecção Portuguesa no Euro 2004. Todos festejam, exibem as suas bandeiras; para muitos, Portugal já está na final.
Eu cá acho que é preciso sossegar o pito. Ainda falta um duro jogo contra a Holanda (mesmo sabendo-a muito mais fraca do que o habitual). Acima de tudo, é só futebol, caramba!
Serenidade, meu povo, é o que vos falta. O futebol é uma festa, um "espectáculo", mas não façamos dele uma religião. Para falsos ídolos já nos bastam o dinheiro, o poder, a fama...
E quer venhamos a ser campeões, quer não, "Portugal já ganhou", como diz o outro. Turismo, visibilidade a nível mundial, infraestruturas... Acho que se provou que não cabemos apenas nas estatísticas negativas.

Mas pronto, acho bonito ver as bandeiras nas janelas, nos carros, nas montras; ver as insígnias de Portugal nas camisolas, nos chapéus. Nos EUA, um país historicamente mais pobre do que Portugal, toda a gente põe a bandeira nacional em casa, no 4 de Julho. Quantas bandeiras de Portugal vemos no dia 10 de Junho?
Parece que as pessoas se lembraram que há cores que faz mais sentido usar do que o azul-vermelho-branco de tanto merchandising que vem dos EUA e Reino Unido. Porque é que o português gosta tanto de usar símbolos de outros países? Porque será que uma tee com bandeira dos States sempre foi fashion e só agora é que pegou a moda da roupa à tuga? Curioso como os anglicismos sempre abrangeram muito mais do que o vocabulário, não? E contra mim falo, porque em termos de léxico, mais anglified do que eu não há, babe!

Continuem, pois a fazer festa, mas com juízo. Apoiem a selecção, que bem precisa. Mostrem as vossas bandeiras, desde que não sejam essas de origem duvidosa, que chegam a envergonhar. Tipo aquelas da loja do chinês que dizem "UEFA Euro 2004". ESSAS ESTÃO AO CONTRÁRIO, já repararam? Ordem das cores invertida, brasão de cabeça para baixo, castelos transformados numa espécie de estranhos seres alienígenas... Vê-se com cada trapalhada por aí... é um ultraje. Eu não sou nada dessas coisas de patriotismo ou nacionalismo. Acho conceitos para pessoas com uma mente demasiado estreita para perceber que acima de tudo devemos estimar a Humanidade e o Planeta que lhe foi confiado. Eu não sou propriamente patriota. Também não sou apátrida. Sou simplesmente cosmopolita. Home is where we make it. Amo a terra onde vivo. Aqui ou no Reino de Tonga, brincar com símbolos nacionais é muito mau. É crime. Por isso tenham lá mais atenção nas bandeiras que compram.

E VIVA PORTUGAL!