Sweet Depression

É doce, é uma pressão constante... O blog de uma artista cronicamente deprimida... ou simplesmente deprimente. The blog of a depressive and depressing artist.

8/22/2004

Português...

O tempo:
Lu está:

Muitas esperanças foram postas na prestação do atleta português Francis Obikwelu nas Olimpíadas de Atenas.
Português...
É preciso um pedaço de lata para dizer isso. O homem mal fala a língua e nem sequer vive em Portugal. Mas diz-se o nome dele à boca cheia como sendo um atleta PORTUGUÊS. É legítimo. Afinal, é a nacionalidade dele e o que está nos documentos é que conta.
No entanto, sou capaz de apostar que, se ele não fosse um atleta de alta competição e cometesse um delito qualquer, já viria para as páginas dos jornais como "um cidadão de origem nigeriana".
Engraçado.
Depois, há centenas de milhar de imigrantes que vivem e trabalham aqui há décadas, falam o português como qualquer um de nós, têm aqui os seus filhos e por causa de burocracias ainda não conseguiram obter a nacionalidade portuguesa. O meu pai, que é advogado, conta vários casos desses. Claro, quem carrega baldes de cimento e baldes de água com Sonasol para termos casas e lares limpos não conta. Conta é quem corre para trazer uma medalha para Portugal...

Ainda somos um país pequeno com a mania das grandezas.