Sweet Depression

É doce, é uma pressão constante... O blog de uma artista cronicamente deprimida... ou simplesmente deprimente. The blog of a depressive and depressing artist.

8/26/2004

Grammar bitch? Com muito gosto!

O tempo:
Lu está: correcta

Muita gente me chama cabra presunçosa por estar constantemente a corrigir os erros ortográficos de quem me escreve. Dizem que acho que tenho a mania de que valho mais 500 paus do que as outras e que me quero armar em professora para cima deles.
Nada disso. Eu simplesmente acho que, se há algo a que chamamos língua-mãe, é sinal de que a devemos respeitar.
Não percebo como há pessoas que, com 9 ou 12 anos de escola, algumas até com cursos superiores - tenho um amigo advogado que não sei como ainda tem clientes; a escrita dele mete dó - a dar erros crassos em ortografia, sintaxe, pontuação... É inadmissível, quando deveriam ser dados adquiridos desde a escola primária.
Quando alguém me escreve algo como «Eles foram á casa de chá onde voçês costumam ir, entreteram-se por um bocado e depois de estar tudo pagado foram-se embora, percebes-te?», como querem que me sinta? É óbvio que fico com náuseas, é óbvio que me passo dos carretos com tanta burrice; eu sou absolutamente alérgica a erros destes.
O que é que esta gente andou a fazer na escola?
Depois vêm dizer «Oh, mas é só uma porcaria de um e-mail, não podes ser tão picuinhas» ou «Herrar é umano, tá? Nunca te enganaste?» - claro que sim, só que não repito as mesmas "gralhas"(que eu sei que não são gralhas; é pura ignorância) com tanta frequência. Picuinhas? Pois, pois, habitua-te a escrever assim e apresenta um CV com erros desses; vais ver a imagem que passas de ti próprio.
O pior é que muitas vezes nem os patrões sabem escrever como dever ser, portanto isso passa-lhes completamente ao lado.
Tristeza!

A propósito disso, leiam este link:


E já agora, fiquem com um pequeno passatempo: contem os erros presentes na frase destacada a vermelho. Quem encontrar mais erros recebe uma prenda! :)