Sweet Depression

É doce, é uma pressão constante... O blog de uma artista cronicamente deprimida... ou simplesmente deprimente. The blog of a depressive and depressing artist.

10/06/2004

Fim-de-semana grande / Long weekend

Lu está: com pés e pernas doridos

E Outubro ainda traz o Diabo no ventre... Ainda assim deu para me constipar.
Enquanto muitos aproveitaram o solarengo fim-de-semana prolongado para descansar ou passear (graças à "ponte", que já é apanágio deste País de folgados), a Lu trabalhou.

Foi o Encontro de Dança aqui da terrinha e estive todo o fim-de-semana empenhada a apoiar a organização. Parece que a Comissão Técnica gosta cada vez mais de mim; até me pedem para colaborar nos espectáculos. Como eu não ia actuar em nenhum dos espectáculos, fui, até porque no Domingo, visto ser o espectáculo das crianças, era preciso gerir a miudagem toda nos camarins. Nada que me meta medo; já tenho experiência com putos.

Quando actuo, não tenho tempo nem cabeça para prestar muita atenção aos outros grupos. Este fim-de-semana, porém, como estive nos bastidores (e um pouco por todo o auditório), estive mais atenta ao que se passou em palco e aproveitei para ver o que se tem feito no concelho em termos de Dança.
No Sábado, os grupos dos quais mais esperava desiludiram-me um pouco. Pouca criatividade e técnica em regressão. E se nem os grupos de qualidade estiveram muito bem, imagine-se os restantes. Eu sempre soube do lixo feito em certos sítios por pessoas sem formação e que têm a ousadia de lhe chamar Dança (alguns até adicionam o cognome "Contemporânea", porque é abstractamente mais bonito e camufla um pouco a total ausência de técnica), mas nessa noite houve actuações que conseguiram surpreender-me de tão más que foram! O cúmulo da descoordenação, da falta de harmonia, de presença, de atitude... Muito triste. E até os grupos medianos apresentam sempre a mesma disposição espacial: estática, linear. Não podiam explorar o espaço de uma forma mais original?

No Domingo, vez dos pequenos, a "coreógrafa" do Grupo X deu a cara pela primeira vez. Segundo o que diz a senhora responsável pelo mesmo, as meninas são ensaiadas pela Dinny, a namorada do Melão. E diz isso toda inchada *grande coisa*. A dita moça parece considerar-se muito VIP, visto que nunca apareceu nas reuniões da Comissão Técnica. Desta vez tivémos o prazer de a conhecer. É uma personagem um pouco estranha, ainda mais estranha do que na TV. Parece que levou com um tacho na cara (talvez fosse por isso que usava um chapéu que lhe tapava metade da mesma). E depois usa de uma intimidade inexistente... É "fala, amorr" para aqui, "pra ondji eu levo áis mininas, amorr" para ali... Só comigo é que não ouve "amorr" e acho que por ter sido a única que não lhe arreganhou a taxa. A Lu é sempre a mesma cold bitch... Como esperava, as miúdas não faziam nada de jeito. Eram tipo as Mini Stars a fazer playback. Hello, o objectivo era dançar, não era cantar, remember?! Por isso é que não gosto de usar músicas com voz nas coreografias. É difícil que os miúdos não comecem a cantar em palco.
Quem eu adorei ver foram as pequenas alunas de Dança do Ventre de uma das minhas coreógrafas. Quando soube que ela ia levar miúdas dos 4 aos 10 anos, fiquei curiosa. Não esperava que pusesse gaiatas tão pequenas a fazer Dança do Ventre, quase até melhor do que eu. É certo que de pequenino se torce o pepino e que a Shakira não seria exímia em shimmies se não tivesse aprendido Dança Oriental desde pequena, mas a Dança do Ventre, sendo na sua essência uma dança da fertilidade, requer uma certa maturidade que leva o seu tempo a ser adquirida. Mas as meninas estavam lindas. Algumas delas eram autênticas cobras, super flexíveis e sensuais (ainda que seja totalmente descabido dizer isso relativamente a uma criança). Gostei muito. Foi a sua primeira aparição em público e apesar do nervosismo e inexperiência, safaram-se e improvisaram muito bem quando necessário. Fizeram muito melhor do as suas colegas adultas, na noite anterior. A Dança das Velas não lhes correu muito bem...
Uma das professoras veio ter comigo e perguntou porque não tinha actuado na noite anterior. Enqunto, meio atrapalhada, tentava esboçar uma resposta, ela atirou-me esta: «Agora já não actuam com a ralé?». Fiquei deveras embaraçada. Agora o meu grupo é visto como snob...
Ainda tive a oportunidade de saber que o "professor" da "escola de Dança" Y namora com uma das alunas, uma chavalinha. Que escândalo! LOL

Chega de corte e costura.
O fim-de-semana terminou em beleza com um workshop no feriado. Contemporânea, Barroca, Jazz, Hip Hop e Sapateado. Muito sucintamente:
- Esperava mais da aula de Contemporânea... Não me desafiou muito. Talvez tenha começado a criar mais expectativas desde que fiz um workshop com o William Spencer.
- A Barroca é bonita, mas muito repetitiva e com umas contagens muito maradas. O compasso é ternário, por isso os passos são a 6 tempos e não a 8. Estou tão habituada a contar "5-6-7-8" que algo diferente disso contraria a mente. As Sevilhanas também têm um compasso diferente, mas são fáceis. O Barroco requer uns equilíbrios muito estranhos e é quase todo executado sur les demi-pointes. Provoca cá umas dorezinhas...
- Jazz foi espectacular como só a professora Bibi sabe ser. Teve o bom senso de não nos ter preparado uma aula, mas só uma pequena rotina, muito funky e apelativa.
- Hip Hop... dizem mundos e fundos do Eduardo Silva, mas eu não o achei tão especial. Anyway, I'm not much into it.
- Sapateado foi muito bom. A professora era um pouco estranha, mas fizémos uma pequena coreografia que deu para matar saudades de uma aula muito divertida com o Michel há uns 3 anos.
Resultado de um dia de Dança sem alongamentos no final: músculos bastante presos, mas uma sensação tão boa!

Fim-de-semana grande? Como, se passou tão rápido?

Já agora, parabéns à República Portuguesa.


Lu is: with sore legs & feet

October is still too sunny and warm. Yet, I got a cold.
While many people took the sunny weekend to travel or rest (thanks to an extra day off, due to a national holiday yesterday), Lu had to work.

It was the Dance Meetingf and I was all weekend helping out on the organization. Looks like the Technical Comitee likes me more and more; they even ask for my support on the shows. Since I wasn't performing on any of the recitals, I offered my help on the backstage, mostly because on Sunday, the kids show day, we had to manage all those children in the cabinets. Nothing that scares me; I'm keen on kiddo.

Usually, when I perform, I don't have time to pay attention to other performers. This weekend, though, since I was in the backstage (and a bit all over the theatre), I was a little more focused on what happened on stage and took the chance to see what's been done in the county lately, in terms od Dance.
On Saturday evening, the groups I was expecting more from disappointed me a bit. Lack of creativity and weaker technique, in short words. Now imagine all the others... I've always known about the rubbish that's done in certain places by people with no education who dare to call it Dance (some even add some "Contemporary" to it, because it's abstractly prettier and disguises a bit of the major lack of technique), but that evening there were performances that were so bad they could surprise me! OMG, they were the pitch of clumsiness, lack of harmony, of presence, of attitude... Way sad. Even the no-so-bad groups always show up with the same old space disposal: static, linear. Can't they explore the space with a little more creativity? Gee...

On Sunday, the "choreographer" of the Group X showed up for the first time. She's the girlfriend of a corny pop singer out here and a lame stuck up bitch. She's so full of herself that she doesn't even go to the Tchnical Comitee meetings. This time we got to know her and realize she's quite weird. She's the pseudo-sweet kinda person, except for me, cause she's a bitch, but I'me THE COLD bitch. She didn't like me, heh! As I suspected, her kids sucked ass on stage. They looked like the Pop Idols, except they were doing playback. Hello, the point is to DANCE, not to pretend to SING! That's why I don't like much using songs with lyrics. It's hard for the kids not to sing along and focus more on the words than on the moves. Who I really loved to see were one of my choreographers' little students on Belly Dance. When I knew she was taking girls between 4 and 100 years of age, I got curious. I didn't expect she could put such young children doing Belly Dance, some even better than me. It's true that practice makes perfect the earlier you start, the better you get. Shakira wound't master on shimmies if she hadn't learned Oriental dance since a child, either, but being Belly Dance a fertility dance in its essence, it requires a certain maturity that takes time to get. But the girls were just gorgeous. Some of them were like snakes - super flexible and sexy (even being so ridiculous applying that adjective to a child). i liked it. It was their first public performance and despite being nervous and unexperienced, they coped really well with the situation and improvised just fine when necessary. They did much better than their adult mates on the night before. Their Candle Dance didn't go so well to them...
One of the teachers came to me and asked why I hadn't performed on the night before. While I was trying to make up a valid answer, she threw me this one to the face: «So now you don't perform with the rascals, huh?». That got me really embarassed. Great, now my group is considered a snob one...
Oh, I also found out that the "teacher" of the Y "Dance school" is dating one of his students; she's just a teen! What a scandal! LOL

Nuff of gossip.
The weekend couldn't end better, since I had a workshop on the holiday. Contemporary, Barocco, Jazz, Hip Hop and Tap.
Shortly:
- I had more expectations on the Contemporary class... It didn't chalenge me that much. Maybe I've been expecting too much from it since I had a workshop with William Spencer.
- Barocco is neat, but way repetitive and has seriously weird countings. The pace is trinary, so the steps take 6 times and not 8. I'm so used to count like "5, 6, 7, 8" that something different from that totally confuses me. Sevillanas also have a different pace, but it's easier. Barocco takes a lot of odd balances (and balancés) and most of it is danced sur les demi-pointes. Such a pain on the balls... of your feet.
- Jazz class was as great as only Ms Bibi can be. She was so kind to prepare not a lesson, but only a routine for us; really funky and captivating.
- Hip Hop... people say a lot of good stuff about the teacher who taught us, but I didn't find him such a great thing. Anyway, I'm not much into it.
- Tap was really cool. The instructor was sort of strange, but we did a small choreography to "All That Jazz", which made me remember of a fun class I had with Michel 3 years ago.
Conclusion of a dancing day with no proper stratching at the end of it: sore and stiff muscles, but a hell of a good feeling!

Long weekend? How? To me it went away so fast...

By the way, happy anniversary, Portuguese Republic.