Sweet Depression

É doce, é uma pressão constante... O blog de uma artista cronicamente deprimida... ou simplesmente deprimente. The blog of a depressive and depressing artist.

6/30/2004

Pior do que pimba... só mesmo pumba

Estes dias tenho andado a trabalhar em casa e tenho passado algum tempo com a minha mãe. Tal facto tem-me permitido sondar os típicos programas-da-manhã-destinados-a-domésticas-reformados-e-desocupados...

Dizia um conhecido meu, no outro dia (que giro, fala-se no diabo, aparece-lhe o rabo - acabou de entrar no Messenger!), que "neste país é complicado fazer alguma coisa sem dinheiro e que não dê dinheiro".
E diz ele muito bem.

Já viram o volume de negócios que se fez à volta do Euro? Toda a gente aproveita para ganhar o seu. Até os pimbas. E os pumbas.

Ora os pumbas são esses anónimos de que nunca se ouviu falar (por isso mesmo são anónimos, né? Duh, Lu...) e que de súbito surgem na TV, com cantigas alusivas ao que está na berra e vende bem. Neste caso, o Euro. Nos tais programas-da-manhã-destinados-a-domésticas-reformados-e-desocupados tenho visto de tudo. É decadente. Não sei como é que há gente que tem lata para fazer músicas tão reles e ainda interpretá-las com os seus rostos infelizes na televisão.
Fala-se muito mal da música pimba, mas convenhamos... dentro desse género há músicos a sério. É um género popular, como os outros. E, sem a música ligeira, os tradicionais bailaricos à portuguesa não sobrevivem. Os cantores pimba têm o seu mérito.
Agora estes pumbas...
No outro dia, duas moças cantavam um tema - não me lembro do título nem da melodia, mas estão a ver o tipo... o mesmo compasso de sempre, o mesmo ritmo, os mesmos acordes - que dizia qualquer coisa assim: Toda a gente grita pela sua côr/ Toda a gente grita pelo seu emblema / E o resultado nunca é um dilema.
...
MAS QUE TRAMPA É ESTA? "O resultado nunca é um dilema"? Que raio quer isto dizer? Rimar só por rimar? Ó meus amigos... Até o Busta Ryhmes faz mais sentido do que isto.
Depois as músicas são foleiras como tudo, nada criativas; as pessoas fazem um figurão em público... No outro dia estava um homem com uma enorme peruca verde a cantar "o Algarve Está Com a Selecção", ou coisa que o valha. Hoje até ouvi um fado dedicado ao Figo. Um fadinho muito mau e mal cantado. Então o fado está à beira de entrar no rol do património cultural universal e ainda fazem estas coisas para o desvalorizar?

Bolas, já bastam o "menos ais, menos ais" e a Nelly Furtado a cantar um refrão em português (?) que só há umas duas semanas consegui perceber o que diz... Talvez eu seja muito mouca, mas no último SBSR também pude constatar que a moça, por mais que se esforce, não pesca muito de português. Mas pronto, é boa rapariga, tem orgulho nas suas gentes.
Só que levar com isto e com pumbas é demais para o meu sistema.

A principal questão que me suscita é esta: Será que isto dá algum lucro? Esta gente que apareceu do nada vai continuar a existir no panorama musical quando terminar o Euro? Haverá alguém que compra isto? Ou só eu é que tenho um gosto musical muito esquisito?

Eu sei, é mais do que uma questão, mas a Lu é mesmo assim. Bear with me.