Sweet Depression

É doce, é uma pressão constante... O blog de uma artista cronicamente deprimida... ou simplesmente deprimente. The blog of a depressive and depressing artist.

3/26/2004

Para a Amanda.

O tempo: Estranha Primavera... insiste em chover
Lu está: (são demasiados e distintos adjectivos para enumerar)



Ao contrário do que pensas, minha cara, eu sei, desde que estou neste mundo, o que é sentir o preconceito, e os que vivem em meu redor sabem disso também. Inclusivé, terminei relações por causa dos obstáculos impostos pelo preconceito dos outros. Não preciso de ser judia para sofrer isso. Só que eu não faço disso uma bandeira, é isso que me distingue de ti. Eu orgulho-me da pessoa que sou e não me vitimizo, não crio uma teoria da conspiração em torno da ignorância de alguns. (A propósito, DeNiro, para quando mais postas?)
Eu não tenho nada contra judeus. Jesus Cristo é uma referência na minha vida e Ele próprio era judeu. O judaísmo é o pilar de todo o pensamento ocidental; todas as regras da nossa sociedade partem do decálogo, portanto, todo o Homem ocidental tem uma relação com o Judaísmo, principalmente se tiver uma tradição cristã - como a grande maioria dos portugueses. Esqueces-te de que o Antigo Testamento equivale à Torah? E de que Abraão é tão pai dos crentes judeus quanto dos cristãos e dos muçulmanos?
Julgas que não sei de História? Provavelmente sei muito mais do que tu. Está historicamente provado que os judeus não tiveram culpa? Gostava, então, que me mostrasses essas provas; estamos sempre a aprender... Tu é que tens de te mancar. Toda a gente sabe que foram sacerdotes judeus que acusaram Cristo de ofender a lei judaica. Mas foram AQUELES sacerdotes. Não foi o rabino X ou Y de agora, do século XXI. O que o filme retrata é precisamente isso. AQUELES judeus, não a religião judaica. Qualquer anormal vê isso. Podiam ser muçulmanos, hindus, budistas, nativos americanos e se assim fosse já não sentirias essa revolta, porque já não ia tocar a tua identidade. Não achas um pouco egocêntrico pensar assim?
As pessoas só têm ódio dos judeus na TUA cabeça preconceituosa. Ainda não te livraste do estigma que é o passado dos judeus no mundo, que foram vítimas de invejas, torturas, ostracismos e injustiças... Amiga, isso foi no passado! Get over it! Sim, é claro que hoje em dia ainda há discriminação. Mas vai antes falar com um africano, com um cigano, com um deficiente, com um homossexual, um seropositivo e eles saberão explicar o que é a discriminação muito melhor do que tu ou qualquer judeu.
Com certeza já viste "A Lista de Schindler"... Nesse filme, os judeus é que são as vítimas e os heróis. Os alemães são os maus da fita. Vais dizer que tens raiva de todos os alemães? Afinal quem é a preconceituosa aqui?
Ninguém fica com raiva dos judeus por ver "A Paixão de Cristo", só mesmo os ignorantes. Se leste bem o meu post e na verdade VISTE o filme em vez de mandar bitaites para o ar sem saber do que falas, reparaste bem que há outro povo interveniente a história que PODERIA, mas não necessriamente inspira ódio nas pessoas...
Outra coisa: Não admito, em circunstância alguma, que me ofendas, chamando-me anti-semita e nazi. Se há coisa que abomino são as ideologias de extrema-direita - que me ofendem de modo particular - e se há coisa que prezo, acima de tudo é a tolerância, o respeito, a igualdade. Conceitos que não me parecem estar presentes na tua mente paranóica.
Tenho dito.
Shalom.