Sweet Depression

É doce, é uma pressão constante... O blog de uma artista cronicamente deprimida... ou simplesmente deprimente. The blog of a depressive and depressing artist.

7/02/2004

"... how fragile we are..."

O tempo: Neste mundo? É tão curto...
Lu está: triste

Triste dia.
Hoje faleceu a minha vizinha. Uma pessoa com quem sempre convivi como se fizesse parte da minha família. Uma senhora com uma calma contagiante, que sempre me recebeu bem. Tinha 90 anos. Mas que diferença faz? Nunca se é velho demais ôu novo demais para viver. Ou para morrer.
O sofrimento da filha e dos netos é desconcertante, inquieta-me. Mal tive cabeça para ir ao ensaio esta manhã. Mas lá fiz um esforço, porque era o primeiro, e fui.
Telefonei aos meus pais e ao meu irmão. Também eles ficaram abalados; também eles tinham muito afecto por ela.

Dei por mim com um rol de questões na mente...
Se é a morte a única coisa certa e previsível desde o início da nossa existência... porque é a mais mais difícil de aceitar? Desde a concepção, não se sabe nada do que será a nossa vida, não se pode planear nada com absoluta certeza. A única certeza que temos é que um dia, só Deus sabe quando, havemos de morrer.
Então porque é que não nos conformamos? Porque é que esta dor é tão forte que supera todas as que temos ao longo da vida?
Os humanos - ou melhor, os seres pensantes e emotivos - são ainda mais complexos do parecem.
Somos tão frágeis perante as fatalidades...
Somos tão frágeis perante a morte...


Música para agora: "Fragile" - Sting